DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/06/2019

Curso Teórico-Prático de Pilotagem e Mapeamento Aéreo com Drones

Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho (LAPMAR) do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá o Curso Teórico-Prático de Pilotagem e Mapeamento Aéreo com Drones. 

Objetivo – A formação permitirá:
– Identificar as potencialidades dos softwares disponíveis para processamento das imagens aéreas, a sua integração com outros SIGs e os produtos cartográficos gerados.
– Reconhecer os tipos de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) existentes e suas aplicações, além da montagem, pilotagem, elaboração e execução de um plano de voo com Drone.
– Reconhecer os diversos modelos de câmeras e sensores disponíveis que podem ser acoplados aos Drones e quando utilizar cada um deles para levantamento de dados específicos.

Coordenação – Ana Alencar _ Mestre em Geociências (UFPE), autora do livro “Caracterização batimétrica, sedimentológica e geoquímica do estuário do rio Mamanguape – PB”. Carreira desenvolvida na área de Geoprocessamento, Conservação da Natureza, Gestão de Projetos Ambientais e resposta a emergências com vazamento de óleo. CEO & Founder na GISdrone, com planejamento e execução de projetos utilizando Drones e Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s), para geração de soluções em meio ambiente, engenharia e proteção de espécies ameaçadas, com enfoque para a zona marinha costeira. Possui capacitação e experiência nas áreas de inspeção industrial, inspeção térmica preventiva e corretiva (painéis solares e linhas de transmissão de energia), uso de drones para a segurança pública e agricultura de precisão,
para determinação da saúde da vegetação.

Público Alvo – Estudantes e Profissionais.

Carga Horária – 20 horas.

Local do curso – Laboratório de Pesquisa em Monitoramento Ambiental Marinho do IG/UFPA, em Belém.

Aulas –   Turma 5:  de 03 a 05 de dezembro (dias 03 e 04, das 8h às 17h30; dia 05, de 8h às 12h.

Inscrições
– As inscrições serão encerradas à medida que a turma for preenchida.
– A turma será preenchida obedecendo a ordem de pagamento do boleto de inscrição.
– A data limite para o pagamento da inscrição para a turma 5 é 02/12/2019.
– Taxa:
Profissionais – R$ 900,00 
Estudantes – R$ 590,00 (apenas para alunos de graduação ou pós-graduação, sem vínculo empregatício, que ainda não estão no mercado de trabalho e não possuem renda. Será requerida a carteira estudantil e um comprovante de vínculo
institucional atualizado).

Editais e Avisos

Protocolo de oferta

Mais informações pelo email [email protected]