Universitec oferta curso técnico no âmbito da cultura do cacau e seleciona instrutores.

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/07/2019

A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) abriu vagas para os cursos de formação, capacitação e qualificação de técnicos especialistas em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), no âmbito da cultura do cacau no Pólo Transamazônica – Rota do Cacau. Também está sendo feita a seleção para instrutores. As inscrições serão realizadas até o dia 15 deste mês de agosto.

Os interessados devem acessar a área de cursos de qualificação aqui do site da FADESP  para obter o formulário que deverá se entregue junto com documentação exigida no edital. Exceto a formação superior em Agronomia ou Engenharia Florestal ou técnica em Sistemas Agrícolas ou Agropecuários, as demais exigências são diferentes para os cargos de instrutor e de técnico.

Os requisitos para instrutor são atuação há pelo menos dois anos nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Novo Repartimento e Rurópolis na cadeia da cacauicultura e disponibilidade para atuar no Município de Uruará, entre 15/09 à 30/09 e 15/10 à 30/10, períodos em que as capacitações do projeto estão programadas para ocorrer.

Para fazer o curso técnico é preciso ser profissional vinculado ao serviço público ou a cooperativas de produtores de cacau ou a empresas de cultivo de cacau estabelecidas em municípios do Polo Transamazônica da Rota do Cacau e estar atuando há pelo menos dois anos nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Novo Repartimento e Rurópolis na cadeia da cacauicultura como prestador de serviço de assistência técnica e extensão rural.

Os participantes do curso técnico também precisam termo de dispensa do trabalho para afastamento das atividades laborais no período das capacitações, previstas para ocorrer entre 15/09 a 30/09 e 15/10 a 30/10. A carga horária é de 160 horas. Entre os temas a serem abordados estão a “Importância Econômica e Sócio Ambiental das Regiões Produtoras” e o “Aproveitamento de Subprodutos da Cacauicultura”.

CURSO TÉCNICO
SELEÇÃO PARA INSTRUTOR