II Colóquio de Estética debate a arte na UEPA

  • DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/05/2019

II Colóquio de Estética debate a arte na UEPA

O evento se estende até hoje, 26. Apoiado pela FADESP, o II Colóquio de Estética reúne nomes como o do professor João de Jesus Paes Loureiro, que abordará o tema “A Arte como Encantaria da Linguagem”.

O Colóquio é realizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Coordenação do Curso de Letras. As atividades ocorrem sempre a partir das 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo.

Para os três dias de programação, a coordenação organizou palestras com três convidados de alto gabarito. O ciclo iniciou com o professor João de Jesus Paes Loureiro que abordará o tema “A Arte como Encantaria da Linguagem”. Paes Loureiro também é poeta e atualmente leciona Filosofia da Dança e do Teatro na Escola de Teatro e Dança da UFPA.

A mestre em Música pela Universidade de São Paulo (USP) Renata Pereira, vai abordar o tema “Músicas são Músicas! Aprendendo a ouvir e a reconhecer o ‘desconhecido'”, no segundo dia de palestras. Renata tem vasto currículo, além de ser co-fundadora do Centro Suzuki de Educação Musical, em São Paulo, é atualmente doutoranda do Programa de Pós Graduação da ECA/USP, desenvolvendo a pesquisa sobre as “Suite Sonate”, de Jacques Martin Hotteterre.

Para encerrar o ciclo de palestras, o professor Alonso Jr., que atualmente coordena a graduação e pós-graduação lato sensu do curso de Letras da Uepa, falará sobre “O ensino da narrativa como obra de arte”. Além de coordenador de curso, Alonso Jr. tem se dedicado à publicação de estudos introdutórios a obras de autores de língua portuguesa de variadas épocas. Dentre suas publicações mais recentes, está a organização do livro “A Obra de Dalcídio Jurandir e o Romance Moderno”, publicado em 2012 pelas editoras Paka-Tatu e EDUEPa.

Alonso Jr. também está na coordenação do II Colóquio. Segundo ele, “o evento vai proporcionar aos participantes momentos de diálogo que os auxiliem a entender a obra artística como objeto de fruição estética, fornecendo ao professor de arte mais um suporte na abordagem de seu conteúdo em sala de aula, e, ao fruidor, mais um modo de interagir com as obras de arte’, disse.

Além da Proex e da Coordenação do Curso de Letras, fazem parte da realização do II Colóquio de Estética o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), Cultura e Memórias Amazônicas (CUMA) e a Fundação de Desenvolvimento e Amparo à Pesquisa (Fadesp).

SERVIÇO – Evento: II Colóquio de Estética

Realização: Universidade do Estado do Pará – Uepa

Data: 24 a 26 de setembro de 2013 às 19h

Local: Auditório do CCSE – UEPa – Trav. Djama Dutra entre Municipalidade e Rua do Una.

Com Ascom UEPA